RN: Chuvas de abril dentro da média esperada

O Rio Grande do Norte registrou chuvas dentro da normalidade no mês de abril de 2020, conforme análise da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(EMPARN).

Embora a média do volume de chuvas observadas tenha sido de 154,6mm, um pouco abaixo da esperada que era de 164,8mm, os meteorologistas consideram volumes normais. “Para o Estado como um todo, tivemos um desvio médio de -6,6%, classificado como condição de normalidade”, pontuou o chefe da Unidade, Gilmar Bristot.

A atuação do sistema Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) associado a restos de um Sistema Frontal (Frente Fria -FF), presente na segunda quinzena do mês, favoreceram a ocorrência de chuvas nas regiões do Seridó, Vale do Assú, Médio Oeste e Alto Oeste do RN. “Mesmo com as boas condições dos oceanos, os ventos alísios de Nordeste estiveram fracos na primeira quinzena do mês, o que não colaborou com o transporte de umidade para alimentar a Zona de Convergência e aumentar a ocorrência de chuvas sobre a Região Nordeste”, explicou Bristot.

As análises apontam que as chuvas foram bem distribuídas no Oeste e Central (Seridó, Vale do Assú e Serra de Santana), com média observada nestas regiões superando os 150 milímetros (mm). No Oeste, a chuva esperada era de 180,2mm, e foi observado o volume de 205,5mm e na Central o volume observado foi de 156,3mm enquanto que o esperado era 150,2mm. O Agreste apresentou o maior desvio negativo de -24, 5%(chuva observada: 100,5mm; chuva esperada:133 mm), seguido da Leste com desvio negativo de -20,2%(chuva observada:156,3mm; chuva esperada: 195,8mm).

Vários municípios registram volumes acima dos 300mm como Campo Grande (331,4mm), Serra Negra do Norte (326,0mm), Upanema (319,6mm), Messias Targino (311,8mm) e Martins (306,7mm).
“Pelos dados do monitoramento das chuvas no Estado do Rio Grande do Norte em 2020, é observado que para as duas previsões realizadas pela EMPARN, os resultados foram confirmados de que as chuvas em 2020, pelo menos até o mês de abril de 2020, estão dentro das previsões realizadas”, avaliou Bristot.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close