Eleição suplementar em Ceará-Mirim aponta caminhos políticos para Parnamirim

A história política de Ceará-Mirim oferece sinais didáticos aos demais municípios do Rio Grande do Norte, inclusive (ou principalmente) para Parnamirim.

Rapidamente vamos neste texto focar em dois exemplos, um pretérito, e o outro, futuro.

No passado, mais exatamente na eleição de 2012, o então prefeito Antônio Peixoto tinha uma rejeição de quase 70%. Era certo que perderia a eleição. Mas, a oposição lhe fez um grande favor, se dividindo em diversas candidaturas. O resultado, todos conhecem, Peixoto foi reeleito com menos de 30% dos votos totais, o menos índice da história do Rio Grande do Norte.

No futuro, mais precisamente no dia 1 de dezembro, acontecerá mais uma eleição em Ceará-Mirim, esta suplementar, devido á cassação do prefeio Marconi Barreto e da vice. A eleição de domingo próximo é ainda mais didática porque mostra o roteiro que deve ser construído para se criar condições de candidaturas vitoriosas.

O candidato Ronaldo Venâncio, do PV, que como presidente da Câmara é o prefeito em exercício, criou condições de unir os grupos vencedores da última eleição estadual. No palanque de Ronaldo estão o PT da governadora Fátima Bezerra, o PC do B do vice-governador Antenor Roberto, o PSDB do presidente da ALRN Ezequiel Ferreira de Souza, além do PROS de Zenaide Maia e o PL de João Maia.

É claro que  cada município apresenta um contexto e uma realidade diferente, mas, há um claro roteiro na articulação do palanque de Ronaldo. No sentido de ter sido trabalhado pelos grupos que venceram a eleição de 2018 e que querem manter-se unidos em 2020. Neste caso, independente do resultado do pleito em Ceará-Mirim a união dos grupos é um farol em direção a 2020.

PARNAMIRIM

O exemplo do grupo de oposição em Ceará-Mirim aponta um caminho para a oposição de Parnamirim. Se quiser vencer a eleição, precisa fazer o contrário do que fez a oposição em 2012 e fazer o que os líderes estaduais estão fazendo agora em 2019: Se unir.

O exemplo está desenhado. Muitos dos líderes que estão juntos no palanque de Ronaldo podem construir um palanque uno e vencedor em 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close