Começa hoje maratona do Enem

Resultado de imagem para enem 2019

A maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (3) para os 5.095.382 candidatos inscritos em todo o Brasil, que farão provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Desde 2017 o Enem acontece em dois finais de semana diferentes, e no Rio Grande do Norte 119.324 pessoas irão concorrer a vagas em instituições de ensino superior.

Todas as universidades federais do País utilizam as notas do Exame de alguma forma, seja como processo seletivo único ou como uma das formas de admissão, e no início deste ano foram disponibilizadas 235 mil vagas – em 129 universidades – através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibilizou para quem foi selecionado no Enem 2018.

Na avaliação de hoje, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, e elaborar a redação. No próximo domingo (10), estão agendadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Para se garantir no páreo por uma vaga no ensino superior, inclusive em instituições conveniadas de Portugal que aderiram ao sistema do Enem, o candidato deve comparecer ao local de provas indicado no cartão de inscrição e seguir as orientações listadas na Página do Participante no site enem.inep.gov.br. O candidato que precisar comprovar presença no Enem deve imprimir a Declaração de Comparecimento, também disponível no site, e apresentar no dia da prova.

Os portões abrem às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e fecham às 13h; enquanto a prova será aplicada a partir das 13h30.

No RN as provas serão aplicadas em 242 locais, espalhadas por 40 municípios. Cerca de 1,6 mil policiais militares foram mobilizados para assegurar a segurança nos dias do Exame. O Ministério da Educação (MEC) adiantou que os resultados finais devem ser divulgados em janeiro de 2020.

Em Natal a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) montou um esquema especial, e reforçou o sistema de transporte urbano. De acordo com a STTU, todas as linhas de ônibus irão operar durante o domingo (3) com os mesmos itinerários de dias úteis; linhas que são unificadas nos fins de semana funcionarão de maneira separada, enquanto as linhas que normalmente são desativadas aos domingos também vão circular. A frota e os horários das viagens seguem a dinâmica do serviço oferecido aos sábados, e o circular da UFRN também será reforçado com seis veículos circulando entre às 9h e 12h30.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close