STTU é chamada à Câmara para explicar mudanças no trânsito de Natal

Câmara Municipal de Natal convida Elequicina Santos para esclarecer motivações para abertura de novos semáforos pela capital potiguar.

Os vereadores da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Natal decidiram nesta segunda-feira, 9, convidar a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, para que ela explique recentes alterações realizadas no trânsito da cidade.

O convite é para que Elequicina compareça à Câmara na próxima segunda-feira, 16. “A sugestão foi acatada por todos os vereadores da comissão porque queremos saber o que levou à implantação de novos equipamentos, como semáforos, faixas de pedestres e rotatórias. São mudanças que precisam ser explicadas à população”, pontuou o vereador Maurício Gurgel (PSOL).

Na semana passada, com a justificativa de dar mais segurança para os pedestres, foram iniciados testes com um novo semáforo na avenida Hermes da Fonseca, que é uma das mais importantes e movimentadas da cidade. O equipamento fica entre as ruas Joaquim Fagundes e Alberto Maranhão.

Com a nova travessia de pedestres, o cidadão que anda a pé passou a contar com uma faixa a pouco mais de 170 metros da rua Joaquim Fagundes, num trecho onde há duas paradas de ônibus e estabelecimentos comerciais, e a seguinte a pouco mais de 310 metros.

Outra mudança significativa será o início do funcionamento, nesta terça-feira, 10, de um novo semáforo no cruzamento da avenida Salgado Filho com a rua Auris Coelho, nas imediações da Igreja Universal do Reino de Deus.

Segundo o engenheiro de trânsito Newton Filho, da STTU, o objetivo com a instalação do novo semáforo é permitir que pedestres atravessem a Salgado Filho com mais segurança. “Nós entendemos que a passarela não tem funcionalidade no trecho urbano. Quando tem a passarela, as pessoas tendem a não usar. Acabam quebrando os canteiros para formar uma passagem por baixo”, afirmou em entrevista recente ao Agora RN, se referindo ao pouco uso da passarela sobre a via que existe na altura da Universal.

OUTRAS MUDANÇAS

De acordo com a STTU, todos as faixas de pedestres existentes na avenida Salgado Filho – entre a Igreja Universal e o cruzamento com a avenida Bernardo Vieira – serão deslocadas de posição, permitindo a inserção de tempo exclusivo para pedestre. A medida deve iniciar nesta terça-feira, 10, com a finalização da instalação do semáforo na altura da rua Auris Coelho, onde as faixas já foram pintadas e substituirá a passarela existente no trecho.

Nos cruzamentos da Salgado Filho com as avenidas Amintas Barros, Nascimento de Castro, Antônio Basílio e Bernardo Vieira, a implantação dos tempos para pedestres ainda dependem da finalização das obras de acessibilidade para garantir a circulação segura e confortável das pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência. “Nesses cruzamentos, as faixas serão afastadas das esquinas como ocorre hoje na Avenida Paulista, em São Paulo, permitindo que o conflito existente entre o carro e o pedestre seja extinto”, explicou Walter Pedro.

Os tratamentos visando a segurança do pedestre ocorrerão também nas avenidas Bernardo Vieira, Coronel Estevam, Interventor Mário Câmara, Capitão-Mor Gouveia, Deodoro da Fonseca, Presidente Café Filho e Senhor do Bonfim, além da Rua dos Caicós. Essas vias, somadas as avenidas Hermes da Fonseca e Senador Salgado Filho, são as estão sob administração municipal onde ocorreram mais óbitos de pedestres atropelados entre 2014 e 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close