EM ALTA: Número de bares registra crescimento de 18,8% no RN

Foto: Moraes Neto

Movidos ou não por eventos esportivos, como a Copa América, o setor de bares e estabelecimentos especializados na venda de drinques e bebidas alcoólicas está em alta no Rio Grande do Norte. O segmento apresentou um aumento de 18,8% no número de empreendimentos no último ano. Entre 2015 e 2019, a quantidade de estabelecimentos quase dobrou no estado, subindo de 869 para 1.585 pequenos negócios nessa área de acordo com levantamento feito pelo Sebrae no Rio Grande do Norte.

Um dos termômetros para medir o aquecimento do setor tem sido a atratividade desse tipo de negócio entre os Microempreendedores Individuais (MEI). O comércio de bebidas já é a quarta atividade que mais formaliza MEI no estado. Segundo dados do Sebrae, já são 3.242 bares enquadrados nessa categoria jurídica do Simples Nacional.

O comércio de bebidas já é a quarta atividade que mais formaliza MEI no estado. Segundo dados do Sebrae, já são 3.242 bares enquadrados nessa categoria jurídica do Simples Nacional.

O negócio de bares e restaurantes é o que oferece o maior número de empregos, em torno de seis milhões de pessoas em todo o Brasil, conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Mas para partir para esse tipo de empreendimento, o empresário deve tomar providências importantes, já que o estabelecimento mexe diretamente com o público. Além disso, é preciso muita criatividade para que o negócio tenha aceitação de público com perfis diferentes, desde o mais simples ao mais sofisticado.

Pode parecer uma atividade simples, mas, para ser competitivo e lucrativo, o empreendedor que vai investir nessa área precisa estar atento a alguns cuidados para tornar o empreendimento atrativo: o ambiente e a decoração, o som, música, jogos, etc. Por isso, são necessários alguns cuidados na hora de abrir um estabelecimento dessa natureza.

O segmento é também importante para a atração de turistas e nos grandes centros urbanos chega a ser uma das principais opções de lazer da população. Vida noturna e gastronomia são ligados diretamente ao ramo, por isso o serviço prestado por um bar deverá ser concebido com visão profissional. Requer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, público-alvo, localização, cardápio de comidas e bebidas a serem oferecidas, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer.

Agência Sebrae

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close