Oficinas de cortes especiais de carne movimentam Exposição Agropecuária do Seridó

A carne de sol de Caicó é conhecida em diversos estados do Brasil com a reputação de um produto de qualidade. O desafio é aperfeiçoar o manuseio do produto e dar garantias que é saudável para o consumidor e atrativo para o mercado. O debate esteve presente na Exposição Agropecuária do Seridó, nesta sexta-feira (30), durante oficina promovida pelo Sebrae, Governo do Estado, SENAI e parceiros, para despertar a valorização do produto de origem animal.

O consultor em processamento de carne, Hélio Andrade, reforçou o diferencial da carne de sol produzida em Caicó. “É tradição na região produzir esse alimento a partir da carne bovina com adição com sal. Na oficina, estamos agregando ainda mais valor ao produto, possibilitando o uso de menos sal e menor desperdício de peso, já que teria uma menor perda de água no processo de produção”, explicou Hélio Andrade.

A oficina também tratou da inovação em cortes suínos. “Nós apresentamos o aproveitamento total dos suínos. A carne, que antes era vendida somente parte dianteira e parte traseira, pode ter cortes especiais como a picanha, o filé, o lombo, o pernil cerrado e o carré francês suíno”, destacou o consultor.

Fábio Alves é empreendedor e participou de duas oficinas ministradas pelo Sebrae e parceiros. “Já faz um tempo que eu penso em abrir uma indústria de embutidos. As oficinas são importantes para nossa região, para que o comerciante ou aquele que trabalha na área possa entregar um produto de melhor qualidade”, ressaltou o produtor.

O diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, prestigiou a 46ª Exposição Agropecuária do Seridó e destacou a importância de fomentar a cadeia produtiva na área rural. “O Sebrae está participando do circuito estadual de exposições agropecuárias, trazendo um pouco de inovação e tecnologia, como as oficinas de cortes especiais de carnes e de fabricação de queijos. Também apresentamos projetos relacionados ao melhoramento genético e empreendedorismo”, frisou João Hélio.

 A exposição movimenta  o Parque Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó-RN, no período de 30 de maio a 02 de junho. O evento é promovido pela Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – SAPE, com apoio de outras secretarias e órgãos do Governo do RN, projeto Governo Cidadão e Banco Mundial. Participam da organização a Associação Seridoense de Criadores – ASSERC, Município de Caicó, Sebrae, SENAR, SENAI, Banco do Nordeste e outros parceiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close